10 razões para investir no pós-venda solar
Poucas coisas são mais frustrantes do que o cliente se sentir desamparado após o “sumiço” da empresa após realizar uma instalação fotovoltaica no estabelecimento dele.
Lidar com energia solar pode sim se tornar uma experiência desanimadora para o cliente se ele não tiver um pós-venda adequado. E você não quer ser o provedor dessa experiência, certo? É por isso que você investe no pós-venda solar, certo?
Se você não investe, chegou a hora. Vou te dar 10 razões para investir no pós-venda solar:
Satisfação do cliente
O seu cliente é a alma do seu negócio de energia solar. É ele que vai definir o crescimento ou declínio da sua empresa. Os seus esforços para manter e lucrar com sua empresa são essenciais, mas os resultados dependem diretamente do nível de satisfação do cliente.
Investir em pós-venda solar significa trazer um atendimento de qualidade para o cliente, prestando serviços de monitoramento e limpeza de painéis fotovoltaicos. Mas não é só isso.
Investir em pós-venda solar também significa transformar a compra em uma jornada particular do cliente, que mantém o cliente engajado por mais tempo em seus produtos, além de se sentir amparado e relevante para a sua empresa.
E um cliente amparado, fidelizado e relevante vai, certamente, te indicar para outros clientes, maximizando seus lucros.
Fidelização dos clientes
Falando em indicação e fidelização, outra razão para investir em pós-venda solar é a fidelização dos clientes. Um cliente fidelizado sempre vai voltar a fazer negócio com você, e quando alguém pedir indicação de empresas do segmento, a primeira e única a ser mencionada será a sua.
Mas para isso, você precisa do pós-venda. Precisa de uma jornada bem construída para que retorne sempre, e retorne com novos clientes para você e sua empresa fotovoltaica.
Lucro através da retenção
Você sabia que buscar novos clientes custa de 5 a 25 vezes mais do que o processo de manter os que você já tem? Investindo no pós-venda, você tende a aumentar a retenção de clientes, gerando um lucro de até 95%!
Mas é claro que isso não pode ficar evidente para o cliente. Isso precisa ser um objetivo seu, mas para o cliente, a prioridade é o encantamento.
Contenção de problemas
Vamos imaginar uma situação hipotética mas que acontece muito: seu celular começa a apresentar problemas de funcionamento como baixa responsividade ou bateria fraca. Antes de qualquer coisa, provavelmente você vai culpar quem te vendeu. Vai culpar a loja e/ou a fabricante do dispositivo móvel.
Isso também acontece com uma instalação fotovoltaica. Se acontecer qualquer coisa, você será responsabilizado, e isso pode gerar uma reputação negativa, repelindo clientes da sua empresa de energia solar.
Um bom pós-venda solar evita esse tipo de situação, visto que, com uma equipe realizando o acompanhamento da instalação junto ao cliente e também uma Central de Monitoramento completa e unificada como a da SolarView, riscos são reduzidos e problemas são evitados.
Receita recorrente
Investir no pós-venda pode gerar uma receita recorrente, de forma que ajuda o crescimento e a possibilidade de alçar voos ainda maiores.
É importante expandir o seu negócio para não ficar estagnado, ainda mais em tempos de Lei 14.300, em que o integrador solar precisa acelerar ainda mais o seu processo de inovação. Um pós-venda solar eficiente é parte desse processo.
Feedback e dados importantes
Como você vai saber se seu produto está sendo bem avaliado? Se você apenas realizar a instalação e desaparecer, dificilmente saberá. É necessário reconhecer: sempre há espaço para melhora, tanto da instalação quanto do atendimento.
Investindo no pós-venda, sua empresa estabelece canais de comunicação com o cliente, podendo obter dados valiosos sobre os seus serviços prestados, além de aperfeiçoar o seu Perfil Ideal de Cliente.
Fortalecimento da marca
Investir em pós-venda significa estender o seu tempo de relacionamento com os clientes. Isso gera autoridade e fortalecimento no mercado, uma vez que você se preocupa em trazer conteúdo de qualidade e atender seu cliente de acordo com as necessidades dele.
O fortalecimento da sua marca como empresa de energia solar gera também outra razão que falarei a seguir.
Prioridade no mercado
Uma empresa com a marca fortalecida acaba saindo na frente. E o pós-venda gera isso, mas não apenas isso. A maioria das empresas do setor fotovoltaico ainda não passaram a investir no pós-venda (link da matéria), logo, as que investem possuem destaque quase que imediato.
Procure se diferenciar e sempre inovar mais. A sua empresa e seus clientes agradecem!
Antecipação de manutenções
Uma das 10 razões para investir no pós-venda solar é a possibilidade de antecipar manutenções e reparos técnicos. Como você acompanha o seu cliente durante todo o tempo útil do seu sistema, é possível, através de um monitoramento de qualidade, antecipar eventuais manutenções e visitas técnicas.
Com a Central de Monitoramento da SolarView, por exemplo, você consegue acompanhar o funcionamento das suas instalações através do recurso de Saúde da Usina.
Poder ficar mais perto da gente
Por último e não menos importante, é claro, se você investe em pós-venda solar, você pode acabar investindo na gente. A SolarView, através da sua Central de Monitoramento, fornece seis núcleos de recursos diferentes para que você tenha controle total do andamento das usinas do seu cliente.
Garantimos: ficar mais perto da gente é só vantagem!
Vou deixar aqui um vídeo do nosso SUPER APP para você ter um gostinho do que temos para você em termos de pós-venda solar:
Esse conteúdo foi útil para você? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários. Grande abraço solar e até a próxima!