Como gerar valor para os clientes?

Categorias: Sem categoriaPor Published On: 30 de novembro de 20224,9 min read1255 words

Você sabe como gerar valor para os clientes? Esse é um dos principais desafios das empresas de energia solar. 

O segredo para conseguir construir uma empresa realmente eficiente, sustentável e capaz de alcançar cada vez mais consumidores é criar estratégias de comunicação capazes de reforçar todos os benefícios e vantagens da sua empresa, a fim de gerar ainda mais valor para os consumidores.

Esse desafio se expande para todas as empresas, dos mais diversos segmentos e mercados. E para o mercado de energia solar, não poderia ser diferente.

Por isso, decidimos criar esse artigo para explicar o que é e como gerar valor para os clientes, qual é a importância de saber comunicar esses valores e como, finalmente, gerar valor para se destacar no mercado e construir um negócio promissor e sustentável.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura.

O que é valor para os clientes?

O conceito de valor para clientes é diferente do que entendemos como “preço”. Trata-se da diferença entre a percepção de benefícios da empresa, em relação aos custos do cliente e a experiência de uso de produtos e serviços adquiridos.

Em outras palavras, o cliente entende como valor mais do que o preço pago: é o conjunto da experiência de adquirir um produto ou serviço, sua utilização e os benefícios colhidos a partir deste produto.

E como isso se aplica ao mercado de energia solar? Vamos para um exemplo simples.

Imagine que você comercializa sistemas de energia solar para empresas. Seu negócio se responsabiliza pela instalação do sistema de energia solar, e presta assistência aos consumidores.

Nesse cenário, o valor para o cliente pode ser a praticidade na instalação, para evitar burocracias, ou o atendimento pós venda, para dar assistência certa para cada consumidor e evitar problemas futuros.

O segredo para conseguir encontrar a melhor forma de gerar valor para os clientes é entender quais são, de fato, suas necessidades, e otimizar o atendimento para oferecer exatamente o que eles precisam.

Qual a importância de gerar valor para os clientes?

Gerar valor para os clientes é fundamental para a construção de uma empresa sustentável e promissora.

Quando o cliente melhora sua percepção sobre a empresa, seus produtos e serviços, é possível:

  • aumentar a quantidade de clientes da empresa;
  • manter os clientes já existentes;
  • melhorar a experiência dos consumidores com o seu negócio;
  • melhorar a percepção do mercado sobre a sua empresa;
  • se tornar uma referência no seu segmento.

Como gerar valor para os clientes?

Para conseguir gerar valor para os seus clientes, é preciso se atentar a alguns detalhes: 

  • conhecer a fundo as necessidades dos seus consumidores;
  • ter um bom serviço de atendimento e suporte;
  • realizar um bom investimento em pós venda;
  • ter uma equipe comprometida com o sucesso dos seus clientes;
  • contar com ferramentas de apoio para o dia a dia;
  • alinhar seus diferenciais competitivos com as dores dos seus consumidores.

Vamos entender cada uma delas.

1. Conheça a fundo as dores dos seus clientes

O primeiro passo para gerar valor para os clientes é conhecer suas dores a fundo, sendo capaz de entender quais são suas maiores dificuldades e, a partir daí, oferecer tudo o que for necessário para transformar a compra de um produto ou contratação de um serviço em uma ótima experiência.

2. Tenha um bom atendimento e suporte

O atendimento de qualidade e o suporte para o dia a dia também são uma forma de gerar valor para os consumidores.

Um dos erros mais comuns cometidos por empresas de diferentes segmentos é não oferecer o suporte necessário para os clientes durante e após o momento da compra. Esse atendimento permite fazer a manutenção da relação com os clientes e garantir que eles seguirão satisfeitos.

3. Invista no pós venda

Como citado anteriormente, o atendimento e o suporte especializados para os clientes são grandes diferenciais de mercado — e isso se estende para um bom trabalho de pós venda.

Um trabalho de pós venda eficiente é capaz de gerar valor para os clientes, que se sentem amparados pela empresa cujo serviço foi contratado, e gera lucro para os integradores, que agora terão clientes mais satisfeitos e fidelizados.

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4. Seja comprometido

Um detalhe importantíssimo que influencia na geração de valor para os clientes é ter uma equipe comprometida com a satisfação dos consumidores, que oferece o suporte necessário em todas as etapas para garantir a melhor experiência dos clientes.

O segredo para esse comprometimento é ter uma equipe especializada e bem treinada para atender todos os consumidores com excelência. Além disso, esse treinamento permitirá que toda a equipe siga o mesmo padrão de atendimento, independente do cliente.

Quanto mais padronizado for, melhor será a percepção dos clientes sobre o comprometimento da empresa com o sucesso da experiência dos consumidores.

5. Utilize ferramentas de apoio

Uma outra forma de gerar valor para os clientes é ter mais eficiência no dia a dia, tanto para lidar com as possíveis questões que podem surgir, quanto para conseguir apresentar resultados e diferentes soluções para o seu consumidor.

Pense em um cenário de uma empresa que oferece suporte para seus clientes de energia solar, e precisa apresentar os progressos de uso de energia, economia mensal e outros detalhes que envolvem esse serviço.

Com as ferramentas adequadas, além de garantir que todas as informações sobre os clientes estão centralizadas em um único local, você também consegue acompanhar o progresso de cada um deles para, futuramente, apresentar relatórios de performance.

Esse acompanhamento próximo que ferramentas de apoio como a SolarView PRO proporcionam para as empresas permite que o atendimento também seja mais eficiente. Quando o profissional consegue transmitir a sensação de que sabe todos os detalhes daquele cliente e daquele contrato, bem como suas necessidades e desafios, além de oferecer um suporte melhor, também consegue criar a imagem de uma empresa integrada com as necessidades e demandas dos seus clientes.

6. Alinhe seus diferenciais com as dores dos seus clientes

Os diferenciais competitivos de uma empresa são aqueles atributos que as fazem se destacar de seus concorrentes. 

O segredo, no entanto, para construir uma empresa capaz de gerar valor para os clientes é identificar quais são suas principais necessidades e dores e, a partir daí, definir estrategicamente quais serão seus diferenciais competitivos.

Para isso, é importante você conhecer as suas personas, entender quem é o seu público e quais são os desafios que cada um desses perfis tende a enfrentar no dia a dia.

Com essas informações, é possível avaliar as entregas da sua empresa, cruzar esses dados com as necessidades e dores do seu público alvo e criar diferenciais competitivos muito mais estratégicos e eficientes.

Para gerar valor para os clientes é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer seu consumidor e todas as particularidades da sua empresa. Através desse entendimento, é possível construir uma comunicação e uma imagem corporativa muito mais estratégicas para melhorar a percepção do mercado sobre a sua empresa e atrair ainda mais clientes.

Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário.

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Um Comentário

  1. Kátia Rezende 1 de dezembro de 2022 at 22:13- Responder

    Muitas informações diversas e eficientes . A comunicação direto no ponto do entendimento e necessidade do cliente.

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