Indicação de clientes satisfeitos representam 78% das vendas de energia solar

Categorias: Notícias do Mercado SolarPor Published On: 1 de novembro de 20212 min read559 words

De acordo com o estudo da Greener, valor é 15% acima ao do ano passado no mesmo período

Em meio a pandemia do Covid-19, muitos setores entraram em crise. O resultado disso foram pessoas desempregadas, empreendimentos sendo fechados e pessoas inovando na profissão por necessidade. Mesmo com a crise, o setor de energia solar continua em velocidade acelerada, e registrou um grande aumento no número de potência instalada no Brasil, em 2020.

Isso mostra que as pessoas estão entendendo cada vez mais os benefícios de  migrar para a geração e consumo de energia limpa e renovável. Mas, mesmo com o crescimento, os sistemas fotovoltaicos ainda representam apenas 2% de toda a energia gerada. O mercado tem facilitado as opções de compra para o consumidor, com financiamentos que podem chegar até 60 parcelas, mas ainda assim a população não têm informações suficientes para tomarem a decisão de investir em energia solar. Apesar de ser um dos melhores países para a geração da energia, o Brasil iniciou tarde e a população ainda encara como uma tecnologia para ser estabelecida apenas no futuro ou de muito alto investimento.

Mas então, como alavancar as vendas em meio a essa situação?

A resposta está na pesquisa recente realizada pela Greener. O estudo entrevistou 260 clientes que já possuem o sistema fotovoltaico instalado desde 2017, em todos os estados brasileiros. O resultado da pesquisa revela que o meio mais efetivo de conquistar novos clientes ainda é pelo boca a boca. Dos entrevistados, 63% migraram para a energia solar motivados pela indicação de clientes já satisfeitos. 

Importância do pós-venda para captar mais clientes

A pesquisa foi feita no período de 14 de dezembro de 2020 a 15 de janeiro de 2021 e identificou que 9% dos clientes não estão satisfeitos com os sistemas que têm instalados em seus imóveis. Entre os motivos para a insatisfação, destacam-se:

  • Problemas na medição;
  • Quebra de telhas durante a instalação;
  • Mal funcionamento do inversor;
  • Módulos mal posicionados;
  • Módulos arrancados do telhado por temporal;
  • Quebra de módulos;
  • Demora na instalação.

Enquanto a energia solar ainda é um assunto que causa relutância para as pessoas, cuidar da satisfação dos clientes que já estão investindo é fundamental para aumentar as vendas. Antes dos novos clientes fecharem negócio, é comum que eles busquem por informações sobre a viabilidade de aderir ao sistema fotovoltaico e também sobre a qualidade do serviço prestado pela empresa. Uma das principais fontes de decisão de compra é uma conversa com quem já comprou com a sua empresa. É por isso que ter um bom pós-venda faz toda a diferença.

A pesquisa mostra, ainda, que 10% dos entrevistados consideram o pós-venda regular ou ruim e um dos problemas citados é problemas com a medição. Por isso é tão importante que os integradores  invistam em ferramentas que possam facilitar a medição e o monitoramento das usinas. Só assim é possível ter acesso completo ao desempenho dos sistemas e poder resolver problemas antes que eles se agravem.

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Como anda o seu pós-venda?

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