KPIs: o que são e como funcionam
Você já ouviu falar sobre KPIs? Sabe o que são os KPIs e como funcionam? Bom, essa sigla, muito comum no ambiente corporativo, é fundamental para entendermos a situação da empresa como um todo: seu crescimento, produtividade e performance.
Esses KPIs são fundamentais para medir o desempenho do negócio em ações específicas ou de modo geral.
Se você quer entender se sua estratégia de comunicação está funcionando bem, se seu time de atendimento está conseguindo reduzir as taxas de cancelamento ou se a empresa está rentável, acompanhar o KPI adequado é a melhor forma de visualizar todo esse desempenho.
Que tal aprender mais sobre o tema? Continue a leitura.
O que é KPI?
Para saber como funcionam os KPIs, é importante compreender o conceito delas. O KPI, Key Performance Indicator – ou Indicador-Chave de Performance –, consiste em um conjunto de indicadores que podem ser medidos periodicamente, acompanhados e comparados para identificar como está o progresso da empresa, tanto dos processos propriamente ditos, quanto do desempenho comercial da instituição.
Acompanhar esses KPIs é fundamental para tomar decisões mais assertivas para a empresa. Quando se toma decisões baseadas em dados e não em achismos, é possível ser mais estratégico e eficiente.
Felizmente, com o avanço da tecnologia e a disponibilidade de novas ferramentas, quase tudo pode ser mensurado – e de uma forma ainda mais simples.
Hoje existem softwares e plataformas de gestão de dados, performance e informações que podem auxiliar diretamente na criação de um painel, por exemplo, para acompanhamento desses indicadores de performance diariamente.
O segredo é saber definir quais são os KPIs mais estratégicos e interessantes para o seu negócio – e que se relacionam diretamente com os objetivos da empresa – e criar uma rotina de monitoramento.
O que é necessário para ter um bom KPI (ou seja, um que funcione)?
Para conseguir definir bons KPIs que funcionam para a sua empresa, é preciso ter em mente que:
- ele precisa estar alinhado com os objetivos da empresa;
- ele precisa ser relevante;
- ele precisa trazer dados atuais;
- ele precisa ser mensurável;
- é necessário ter um responsável pelo acompanhamento e análise dos dados;
- deve ser de fácil compreensão;
- precisa ser mensurado periodicamente;
- deve ser padronizado para permitir a comparação; etc.
Quais são os principais tipos de KPIs?
Como quase tudo pode ser mensurado, existem diferentes tipos de KPI que uma empresa pode acompanhar:
- KPIs de qualidade;
- KPIs financeiros;
- KPIs de cliente;
- KPIs de produtividade;
- KPIs de recursos humanos;
- KPIs de estratégia.
Vamos entender cada um deles a seguir.
1. KPIs de qualidade
Os KPIs de qualidade são aqueles que, como o próprio nome diz, mensuram a qualidade da entrega para o cliente – ou seja, como o seu produto entrega valor para o consumidor.
É interessante acompanhar esses dados para identificar possíveis gargalos no processo.
Por exemplo: será que muitos produtos saem da esteira de produção com algum defeito? Os clientes têm reclamado da qualidade do que está sendo entregue?
Tudo isso pode e deve ser acompanhado para melhorar ainda mais a performance e a experiência dos clientes com a sua marca.
2. KPIs financeiros
Mensurar a saúde financeira da empresa é fundamental – e é aqui que os KPIs financeiros entram em cena.
Eles são responsáveis por mensurar a rentabilidade do negócio, passando por informações como: receitas, prejuízos, despesas, lucratividade, faturamento, etc.
3. KPIs aplicados ao cliente
Um outro ponto fundamental e que, portanto, precisa ser mensurado é o nível de satisfação dos clientes.
Com os KPIs aplicados aos clientes, é possível entender os índices de satisfação, as taxas de retenção e cancelamento, e muito mais.
Ao perceber, por exemplo, um aumento da taxa de cancelamento e uma redução da taxa de retenção, a empresa poderá tomar medidas mais focadas e estratégicas para reverter a situação e melhorar a experiência dos consumidores com a marca.
4. KPIs de produtividade
Acompanhar a produtividade da equipe é fundamental para identificar se a empresa está performando com sua capacidade máxima.
Para isso, pode ser interessante mensurar informações como:
- as taxas de cancelamento dos clientes;
- as taxas de performance em receita de cada vendedor;
- a quantidade de horas trabalhadas em determinados projetos;
- qual é a capacidade de produção da empresa, etc.
5. KPIs de Recursos Humanos
Além dos dados de negócio, os dados da equipe da empresa também merecem ser analisados.
Sendo assim, através dos KPIs de Recursos Humanos, é possível acompanhar dados como taxas de absenteísmo, rotatividade de colaboradores, retenção de talentos e muito mais.
Tudo isso influencia diretamente na qualidade de vida dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho, custos de demissão e contratação, entre outros.
6. KPIs estratégicos
Por fim, um outro ponto importantíssimo de se mensurar é a parte estratégica do negócio – através dos KPIs de estratégia.
Esses KPIs permitem entender como anda o crescimento mensal da empresa, como está a lucratividade e, principalmente, a taxa de participação da empresa no mercado.
Como definir KPIs importantes para a empresa?
Para conseguir definir os KPIs da sua empresa, é preciso que ele atenda a alguns critérios:
- precisa ser mensurável;
- precisa ser relevante;
- precisa ser verificável;
- deve ser capaz de auxiliar nas tomadas de decisão.
Vamos entender cada um deles a seguir.
Precisa ser mensurável
É fundamental que o KPI da sua empresa seja mensurável, específico e alcançável. Essa é uma das premissas básicas para a definição dos KPIs de uma empresa.
É necessário que os dados sejam medidos de forma quantitativa para análise e comparação.
Deve ser relevante
Não podemos nos esquecer da relevância. Todo KPI precisa ser realmente relevante para influenciar diretamente na tomada de decisão.
Existem diversos tipos de dados que podem ser acompanhados e avaliados periodicamente, mas quais estão diretamente relacionados com os objetivos da sua empresa?
Precisa ser verificável
Assim como é importante que os KPIs sejam mensuráveis, também é necessário que eles sejam verificados periodicamente.
É importante que seja possível analisá-los e realizar ajustes no dia a dia para alcançar resultados cada vez mais eficazes.
Deve melhorar a tomada de decisão
O KPI ideal para a sua empresa é responsável por melhoras na tomada de decisão no dia a dia.
Afinal, quando analisamos uma informação valiosa para a empresa, é importante que consigamos usá-la de forma estratégica para melhorar a performance do negócio e otimizar os resultados alcançados.
Entender como funcionam os KPIs e como identificar as opções mais adequadas para o seu negócio é fundamental para a construção de uma empresa de sucesso.
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Atualmente você mensura os resultados do seu negócio? Agora consegue compreender como funcionam os KPIs? Deixe um comentário.