MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO SOLAR FOTOVOLTAICO

Categorias: Pós Venda Solar, Produção e Desempenho, Treinamentos, Venda SolarPor Published On: 27 de dezembro de 20225,3 min read1401 words

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas utilizam por meio da internet, ou algum outro meio digital, para divulgar e comercializar seus produtos e/ou serviços, com o objetivo de aumentar sua cartela de clientes e otimizar o branding (posicionamento da marca).

Para começarmos é importante ressaltar a diferença entre o marketing convencional mais conhecido como marketing offline e o marketing digital que vem crescendo exponencialmente.

A DIFERENÇA DO OFFLINE PARA O ONLINE

A principal diferença da comunicação offline tradicional para o marketing digital é que no marketing digital você consegue medir exatamente o que está acontecendo com as campanhas publicitárias, isto é, se você está tendo ou não resultados com a campanha que você planejou.

Imagine a seguinte situação:

Você é dono de uma loja de roupas e vende roupas para homens e mulheres de todas as idades. Então, decide fazer uma campanha através de outdoors e revistas. Para você atingir seu público-alvo é preciso criar uma peça padrão que “converse” com todo seu público de uma forma única, ou seja, uma mesma peça para homens e mulheres de todas as idades.

Como  você faz para medir os resultados (impacto) desta campanha? Não sei, me diz você.

Por outro lado, no marketing digital a mesma campanha funciona da seguinte forma:

Se uma mulher entre 18 e 24 anos “passar” na frente do outdoor, é como se o outdoor ficasse personalizado com as roupas femininas que mulheres usam nesse intervalo de idade.

Da mesma forma um homem entre 30 – 45 anos ao passar pelo outdoor apareceria uma roupa específica e personalizada para ele.

Trazendo para a revista, é como se existisse um botão dentro da revista que ao ser pressionado gerasse um relatório dizendo se o cliente gostou do anúncio, trazendo informações sobre ele como endereço, gênero, idade, interesses, etc… 

Você entende que marketing digital é estratégico e muito mais assertivo? Pois ele retorna com dados concretos que podem ser medidos através das campanhas.

QUEM PODE ATUAR NO MARKETING DIGITAL

O mercado é consideravelmente novo e possui muita demanda, logo, tem muitas oportunidades. Não é preciso ser especialista no assunto muito  menos ter formação na área, o mercado do marketing digital é aberto para todos que tenham interesse, dedicação e paciência. 

Ele tende a ser muito lucrativo no longo prazo. Como qualquer negócio, é um investimento e leva tempo para retornar. 

AS VANTAGENS DO MERCADO DIGITAL

A grande vantagem deste mercado é a liberdade geográfica, pode-se trabalhar de qualquer lugar do mundo, apenas com o acesso a internet. 

Outra vantagem para quem vende produtos ou serviços online é que não precisa de estoque. Produtos de conhecimento (infoprodutos)  são armazenados em plataformas ou nuvens onde os clientes têm um acesso via dispositivo móvel/eletrônico. 

E por último, muito importante, na minha opinião a melhor vantagem do marketing digital é a possibilidade de escala. Imagine que em uma campanha  de marketing tradicional você invista um valor X para atingir 100 mil pessoas. No digital com esse mesmo valor X você pode atingir 1 milhão de pessoas e ainda tem a possibilidade de saber se o seu anúncio, produto, serviço foi aceito pelas pessoas, sem falar dos números de engajamento com seu conteúdo.

MARKETING DIGITAL NO MERCADO SOLAR

O mercado solar ainda é recente, uma novidade para os brasileiros. Ele vem crescendo muito, de forma expressiva, e atingindo grandes marcos de potência instalada no Brasil.

As empresas que oferecem o serviço de dimensionamento, projeto e instalação dos sistemas solares são conhecidas no mercado como empresas integradoras. As empresas integradoras devem incluir o marketing digital na sua estratégia de prospecção de clientes dentro e fora da sua região. Hoje em dia o cartão de visita das empresas são: site, redes sociais,…

Se pararmos para pensar quando você decide adquirir um novo serviço, seja para sua casa, família ou para você mesmo onde você pesquisa por ele?

Se a sua resposta foi internet,Google ou Youtube, você está dentro dos 99% dos brasileiros que fazem o mesmo.

Então, você, dono de empresa, prestador de serviço deve estar na internet, no Google e nas redes sociais, porque é através delas que você vai aumentar sua  autoridade e consequentemente atrair mais pessoas. Você precisa estar onde a atenção está, e hoje em dia a atenção está no digital!

COMO APLICAR O MARKETING DIGITAL NA MINHA EMPRESA DE ENERGIA

Há muitas áreas de atuação dentro do mercado digital, todas têm sua devida importância e objetivo. Entre tantas, são destaques:

1. Inbound Marketing

Essa  estratégia tem o objetivo de atrair as pessoas certas com base na produção de conteúdo específico para o cliente.

Essa área também é chamada de Marketing de Atração e se distancia um pouco dos métodos publicitários tradicionais, embora os dois campos se unam. Isso é feito por meio de outros caminhos que vimos aqui: redes sociais, análise de SEO e produção de conteúdo.

Como resultado isso gera diálogo entre a marca e o consumidor, promovendo um relacionamento que tem tudo para ser levado adiante.

2. Estratégia de SEO

Quem trabalha com estratégia de SEO está em uma área do marketing digital que faz constantemente parte das nossas buscas na web. Pense aí, ou melhor, puxe o seu histórico de navegação e veja quantos temas você digitou na pesquisa do Google — ou de outros buscadores — só nos últimos dias!

Então, o analista ou estrategista de SEO — Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca — é o profissional que usa os métodos certos para colocar os conteúdos mais acessados nas primeiras posições para que os internautas acesse.

As boas práticas de SEO melhoram a usabilidade de apps e sites, atraem o público-alvo e aumentam o tráfego orgânico, a divulgação da marca e, claro, as vendas.

3. Mídias sociais

O profissional que faz a Gestão das Mídias Sociais, também chamado de Social Media, tem as atribuições de planejar, organizar e fazer postagens nas redes sociais de determinada empresa. Também é essa pessoa que interage com os seguidores, responde a comentários e dá identidade à marca.

4. Tráfego pago

Quem atua nessa área é o analista de performance ou analista de mídia paga.

As funções dessa profissão incluem a criação e o gerenciamento de campanhas publicitárias nas mídias digitais — são os conhecidos anúncios que aparecem nas páginas de blogs, antes e durante os vídeos, assim como os anúncios patrocinados nos resultados do Google.

As estratégias de tráfego pago são aplicadas para aumentar as vendas online. Para isso, o profissional precisa conhecer bem o público-alvo e as plataformas de anúncio, ter um olhar analítico, além de trabalhar com cálculos e métricas, isto é, mensurar o desempenho e os resultados das campanhas.

5. Marketing de Conteúdo

O profissional de Marketing de Conteúdo é bastante requisitado, visto que sua função é, justamente, criar conteúdo de valor para abordar temas específicos que interessam a um público-alvo. 

Além de trazer respostas para as dúvidas do internauta, quem trabalha nessa área utiliza técnicas de atração que aproximam potenciais clientes de uma determinada marca.

O Marketing de Conteúdo é feito com textos, vídeos, imagens, áudios, infográficos e outras formas de gerar informação de valor para o público. Assim, o profissional que atua dessa forma deve ter habilidades como criatividade, talento para a escrita, capacidade de formular ideias e sintetizar informações etc. Dependendo do material, também é preciso entender sobre ferramentas de edição e design.

Agora que você aprendeu um pouco sobre o marketing digital, que tal investir na sua empresa? 

Lembre-se é preciso conhecer o cliente, entender quais são as particularidades de cada um deles e estar preparado para construir uma abordagem eficiente no dia a dia através das mídias sociais.

Aqui na Solarview nós investimos fortemente no mercado digital porque acreditamos ser o futuro. Escreva nos comentários aqui abaixo se você gostou do conteúdo.

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