O que fazer para ter o pós-venda solar ideal

Categorias: Pós Venda SolarPor Published On: 5 de abril de 20233,7 min read980 words

Vender no mercado fotovoltaico é desafiador. O setor solar cresce de forma avassaladora em nosso país, que entrou de vez no Top 10 de países com energia solar gerada. Saber vender é, de fato, essencial. Mas tão essencial quanto é ter um pós-venda solar ideal.

Quando digo “ideal”, não quero implicar que existe uma única forma de fazer pós-venda. Mas existem maneiras e ações que são, de forma unânime, efetivas dentro de um planejamento de pós-venda, de forma que esteja o mais próximo do ideal, sempre buscando aperfeiçoamentos.

Ideal mesmo é investir no seu pós-venda para fidelizar seus clientes. Dito, isso, veja a seguir o que fazer para ter o pós-venda solar ideal.

UM PÓS-VENDA SOLAR IDEAL COMEÇA COM ISSO:

Você precisa pensar no pós-venda já durante o momento da venda. Enquanto você ou o vendedor da sua empresa está fechando negociações, já é necessário entender as necessidades dos clientes. Qual o poder aquisitivo dele? O que ele almeja ao colocar energia solar no estabelecimento dele?

Essas são só algumas perguntas que você precisa saber responder para atender as necessidades dos seus clientes de acordo com as dores deles. Clientes têm suas peculiaridades e elas irão influenciar em como você irá acompanhá-lo no pós-venda.

Faça da compra uma grande experiência

O cliente solar não pode, em hipótese alguma, simplesmente adquirir um produto e nunca mais ouvir falar um “a” do vendedor, que no caso, é você ou alguém da sua empresa. Um pós-venda ideal não permite isso, mas também não se contenta com pouco.

Torne a compra uma grande experiência, uma grande jornada. Pode começar em um e-mail de agradecimento após uma compra em sua loja virtual, ou um cafézinho por sua conta após fechar negócio. 

O cliente precisa se sentir parte da sua empresa, até o ponto em que ele começa a promovê-la por conta própria. Invista em comunicação via e-mail, ou então, em follow-ups para saber como está a experiência dele com a sua instalação fotovoltaica. Procure encantar o seu cliente ainda após a compra.

Garantia de serviço

O setor solar possui alguns termos e algumas situações que vão requerer uma expertise que muitas vezes o cliente não terá (e não tem obrigação de ter!).

Seu cliente vai precisar de auxílio até mesmo operacional. Talvez ele precise de ajuda para a limpeza das placas, por exemplo. Ou em compreender as informações presentes na sua “nova” conta de luz. Inclusive, clicando aqui você confere nosso texto sobre como entender a conta de luz com sistema fotovoltaico.

Realize um bom onboarding, ou seja, uma assistência de boas vindas para assegurar que seu serviço é de qualidade e também para quebrar quaisquer objeções que seu cliente ainda possa ter ao começar a utilizar de suas instalações solares.

Ofereça essas garantias para que o cliente não se sinta desamparado. É parte vital de um excelente pós-venda solar e evita gerar um efeito reverso: ao invés de fidelizar, gerar insatisfação e recomendações para “ficar longe” da sua empresa!

Marketing de valor

Seu cliente possivelmente vai querer saber mais da sua empresa. Um pós-venda solar ideal precisa também passar pelo digital, ou seja, pelas redes sociais. 

Invista nas suas redes gerando conteúdo de valor que irá agregar à vida do seu cliente nessa jornada que, agora, une vocês. Nós também já falamos sobre isso em outro texto que você pode conferir clicando aqui.

Monitoramento de qualidade

Um pós-venda solar ideal precisa ter um acompanhamento de qualidade das instalações. Precisa ser descomplicado, fluído, de forma que tanto você quanto os seus clientes consigam acompanhar e estabelecer, então, mais um canal de comunicação.

Quer prever problemas no funcionamento de usinas, acompanhar a geração e ter todos os dados de consumo na palma da sua mão e na do seu cliente. A SolarView oferece isso e muito mais. Clique aqui para saber mais e entregar um pós-venda solar ideal para seus clientes.

Benefícios

  • Aumento das vendas

Clientes satisfeitos tendem a divulgar sua marca por pura e espontânea vontade. Um pós-venda solar ideal fará com que ele te indique para outros clientes, que inclusive é a maior fonte de clientes do setor solar. 

  • Up-sell e cross-sell

Com um pós-venda bem estruturado, as chances de você conseguir vender mais e melhor aumentam. Se você tem mais de um serviço a oferecer, com o pós-venda você consegue fazer com que seus clientes adquiram “o pacote completo”.

  • Reputação da marca

Fortalecendo a marca com bom atendimento e marketing bem executado, a reputação dela aumenta e sua empresa fica mais forte e respeitada no segmento solar. Seu serviço se torna mais requisitado e facilita parcerias e, claro, ainda mais vendas.

Conclusão

Vale ressaltar que não existe fórmula mágica. Mas tudo que foi falado aqui faz, definitivamente, parte do que fazer para ter o pós-venda solar ideal. Aplique essas práticas no dia a dia da sua empresa e observe resultados positivos a médio e longo prazo.

Ofereço também uma planilha de precificação de serviços de pós-venda, afinal, você precisa saber quanto vale o seu serviço. Clique aqui para baixar.

E se você ainda quiser saber mais sobre o que fazer para ter o pós-venda solar ideal, dê uma olhada nesse vídeo:

Alguma dúvida ou sugestão? Só deixar nos comentários! Grande abraço solar e até breve!

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Um Comentário

  1. […] em pós-venda solar também significa transformar a compra em uma jornada particular do cliente, que mantém o cliente engajado por mais tempo em seus produtos, além de se sentir amparado e […]

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