Os 7 benefícios de ter todas as informações de usinas em um só lugar
Desde os últimos anos a energia solar tem crescido bastante no cenário nacional. Com isso, aumentou-se também o número de empresas prestadoras de serviço, bem como a exigência dos clientes ao escolher qual a melhor candidata a formar uma parceria que deve levar em média 25 anos.
A economia de energia e sustentabilidade são pilares poderosos que atraem muitos consumidores a adquirirem um sistema solar fotovoltaico. Entretanto, só fornecer este serviço não é o suficiente para garantir o sucesso de sua empresa no mercado. Um diferencial significativo que irá destacar sua empresa de todas as outras está na estruturação do pós-vendas solar, que garantirá uma boa relação com o cliente durante bons e longos anos.
Confira com a gente os 7 principais benefícios de concentrar as informações de suas usinas fotovoltaicas em um único portal, e entenda como ser uma marca mais forte e bem sucedida:
1 – Monitoramento da geração de todas as usinas em um único porta
É comum todo modelo de inversor trazer consigo um portal de monitoramento da geração de energia a partir da usina solar fotovoltaica em que foi instalado. Entretanto, é bastante incomum empresas integradoras trabalharem somente com uma marca de inversor em seu portfólio de projetos.
Essa descentralização de dados de monitoramento dificulta bastante a gestão de dados por parte do time de pós-vendas de sua empresa. Centraliza-los em um único portal de monitoramento pode trazer mais autonomia, eficiência e controle de dados à equipe. Em conjunto com outras práticas, seu pós-vendas alcançará ótimos resultados.
2 – Balanço energético completo de usinas mais estratégicas
Existem projetos muito importantes que exigem um cuidado maior no que diz respeito à gestão de dados, e também clientes que querem mais informações sobre o balanço energético de sua usina. Os motivos são vários, desde desconfiança com a distribuidora de energia, maior controle do gasto e consumo de energia, e etc.
O mais importante de tudo é que trazendo as informações de um medidor inteligente, somados aos dados de geração de energia da usina, torna-se possível encontrar o balanço energético completo desta. Além disso, acompanhar sua geração e consumo de energia mensal também torna possível prever quanto será cobrado na fatura com base no seu consumo da rede, valor da tarifa, taxas e imposto sobre esse uso.
3 – Aumento do valor agregado a seus serviços
Um pós-vendas otimizado garante um bom relacionamento com o cliente, que por sua vez fortalece a sua marca. A satisfação de seu cliente torna sua marca cada vez mais forte, o que garante uma facilidade maior em captar novos clientes e fechar negócio com eles. E claro, um mesmo cliente pode confiar a você a instalação de vários outros projetos.
Existe aí uma possibilidade de cobrar pelo serviço de pós-vendas, garantindo ao cliente serviços de manutenção exclusivos quando necessário, por exemplo. O mais importante é a consequência de todo cuidado e atenção com o pós-vendas, o fortalecimento de sua marca como um todo.
4 – Transparência e diálogo com os clientes
Segundo Roger Santos, Supervisor de Vendas da SolarView: “Os processos de relacionamento contemplam ações que mantêm o seu cliente em contato com a sua marca e em constante atualização sobre a entrega de valor de seu produto/serviço, além de gerar novas compras. Como exemplo, podem-se utilizar a geração de relatórios de performance, auditoria da fatura, a customização do sistema de monitoramento, os programas de fidelidade, entre outros.”
Ser transparente com os dados da usina, e manter diálogo com seu cliente tornará mais forte sua percepção sobre a economia gerada pelo sistema fotovoltaico. Uma boa forma de apresentar isso é por meio de um relatório, que pode trazer informações sobre economia, geração de energia e ganhos ambientais.
5 – Identificação de possíveis problemas com a unidade
Depois de instalado, o sistema fotovoltaico deve funcionar por cerca de 3 décadas. Neste caminho, muitos fatores podem levar a usina à necessidade de reparos. Portanto, ter informações sobre o monitoramento é crucial para prever qualquer tipo de problema.
A maior vantagem de ter essas informações disponíveis em um único portal online, é possibilidade de acesso remoto aos dados. Desta forma, não é necessário deslocar a equipe técnica toda vez que ocorre algum problema. Via monitoramento é possível levantar as hipóteses que justificam o problema e as possíveis ações de correção, assim, muitos dos problemas podem ser solucionados remotamente.
Se de fato for necessário o deslocamento da equipe, os técnicos já estarão munidos de um pré-diagnóstico e poderão realizar a manutenção em menos tempo do que seria necessário caso não soubessem completamente a origem do problema apresentado e tivessem que descobri-lo em campo.
6 – Comparação de usinas parecidas
Comparar usinas que se apresentam em contextos parecidos, pode facilitar a verificação do desempenho delas. Tão importante quanto a produção de energia em si, é garantir que as expectativas de projeto sejam atingidas.
Se existir uma divergência significativa entre os dados de geração em usinas que deveriam performar de forma parecida, pode-se supor que seja necessário uma análise mais profunda para entender melhor o porquê da divergência e como otimizá-la.
7 – Fortalecimento do Customer Success na sua empresa
Ter uma cultura Customer Centric é um papel importantíssimo para toda empresa de sucesso. Hoje, valorizar a experiência do cliente deve ser considerada e colocada em prática em toda interação com ele. Desde a venda ao pós-vendas, o Customer Success deve ser o laço que unirá o seu cliente a você.
Em nosso blog temos muitos conteúdos que trazem dicas sobre como trazer o Customer Success para seu modelo de negócio, confira neste post!
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