Você sabe o que é eficiência energética?

Categorias: Notícias do Mercado SolarPor Published On: 1 de novembro de 20212 min read534 words

Descubra o que é eficiência energética e como o Smart Meter da SolarView pode te ajudar nesse processo

A eficiência energética nada mais é do que utilizar alternativas para otimizar o uso das fontes de energia e diminuir os gastos, promovendo assim um consumo mais consciente e, por se tratar de uma energia renovável, tornando-o benéfico para o meio ambiente.

Pensamos, por exemplo, em um painel solar. A eficiência energética dele está ligada à célula fotovoltaica, ou seja, a capacidade dessa célula converter a luz solar em energia elétrica. Suponhamos que este painel tem a eficiência de 16,5%, isso significa que da luz solar que atinge o painel, está será a porcentagem que ele converterá em energia elétrica por m². Mas acredito que você esteja se perguntando: qual o benefício de investir nesse processo?
O principal deles é na redução de gastos. Toda empresa que começa a investir em eficiência energética sente uma diminuição significativa nos gastos, seja ele no processo produtivo ou na própria conta de luz.

 

Qual a relação entre energia solar e eficiência energética?

Você sabia que quando você gera energia solar, automaticamente está adotando uma medida de eficiência energética? Afinal, você estará contribuindo para uso mais racional de energia.

Quando você opta pela energia solar, você está deixando de usar as fontes hídricas e as termoelétricas que estão escassas e que tem custos mais elevados de produção. Além disso, está contribuindo para um uso mais sustentável e consciente de energia. A energia solar gera uma diminuição de até 80% nos gastos com a conta de luz.

 

E quais as soluções para melhorar a eficiência energética da sua usina?

Apesar disso, um dos maiores desejos dos integradores é melhorar ainda mais a eficiência dos processos energéticos. Uma das alternativas que a SolarView encontrou e tem sido nosso diferencial é o medidor inteligente Smart Meter. Ele tem a função de te ajudar a coletar dados e monitorar a sua usina garantindo que a sua instalação esteja funcionando conforme o projetado, melhorando o desempenho da sua usina fotovoltaica.

Com o Smart Meter você não precisa se deslocar até o local instalado para ter acesso aos dados, sejam eles de geração, consumo e injeção de energia. Para monitorar todas essas informações, você pode contar com o auxílio da SolarView PRO e monitorar todas essas informações em nosso portal numa única tela. Nesse processo você evita ter que ficar emitindo relatórios de forma manual, tudo isso já será disponibilizado de forma mais simples.

Você também passará a conhecer melhor seu perfil de consumo de energia, que diz respeito a dia e hora que mais consome energia, verificando quais melhorias são cabíveis, como, por exemplo, se vale a pena ser adepta a tarifa branca (uma nova maneira de se pagar pela energia, variando de acordo com conforme determinados horários).

Se você busca por mais eficiência energética em seus projetos, então invista no Smart Meter: o medidor inteligente da SolarView.

Compartilhar

Deixar um comentário