O que é e como usar o funil de crescimento do integrador solar?
O funil de vendas do integrador solar é a primeira parte de um processo contínuo de geração de valor, a qual se conecta com uma outra parcela que eu chamo de Funil de Crescimento do Integrador Solar. Hoje vou te apresentar a sua estrutura e sua relevância para o integrador solar crescer de forma lucrativa e sustentável.
No post anterior, já falamos sobre o funil de vendas, mas, após essa ser concluída, inicia-se um longo processo de pós-vendas. É nele que acontece o funil de crescimento que pode gerar ainda mais, e melhores, resultados.
O que é o funil de crescimento do integrador solar?
O funil de crescimento é um modelo estratégico visual que organiza a jornada de pós-compra ou pós-vendas do, agora, cliente em estágios no formato de um funil inverso.
Por que o funil de vendas do integrador solar é importante?
Porque através das ações do funil de crescimento do integrador solar se consegue:
- Garantir o sucesso do cliente através de uma boa experiência do consumidor;
- Expandir o potencial de compra do consumidor;
Isto porque um cliente satisfeito vai recomendar você, como já acontece (indicação solar), podendo também realizar novas compras ou ampliações para a empresa, além de renovar a assinatura de serviços de manutenção e pós-vendas.
Estas ações, também evitam de o cliente viver uma experiência negativa e ir buscar alternativas no mercado, com seus concorrentes.
Como funciona o funil de crescimento?
Basicamente conectado ao funil de vendas um processo de expansão do cliente conforme a imagem a seguir.
Após adquirir o cliente através do funil de vendas, inicia-se a etapa de manter o cliente. Esta etapa é uma das mais simples e (relativamente) fáceis no mercado de energia solar. Aqui o consumidor naturalmente confia no integrador solar para os assuntos relativos ao sistema fotovoltaico, e a gestão de energia.
Então, inicia-se o funil de crescimento. É nele em que são realizadas as ações de acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas, suporte técnico, etc.
As fases do funil de crescimento são:
- Indicação – o cliente indica seus serviços para outros potenciais clientes;
- Próxima venda – o cliente faz outra compra ou expansão;
- Venda cruzada – o cliente compra outros produtos, como instalação de um carregador de carro elétrico, por exemplo;
- Assina novos planos de serviço de manutenção e acompanhamento;
Com essas quatro ações, um mesmo cliente se torna uma grande fonte de crescimento para empresa, tanto no que diz respeito perfil de consumo, quanto ao perfil comunicativo dentro da rede de relacionamento dele.
Conclusão e dicas do funil de crescimento do integrador solar
O funil de crescimento do integrador solar é um processo de expansão das vendas baseado na boa experiência do cliente, na expansão do seu potencial de compra e de indicação em sua rede de contatos.
Todas as usinas que você instalou são potenciais focos de crescimento. Para que ele seja efetivo, você deve:
- Organizar sua estrutura de pós-vendas;
- Suporte técnico;
- Ofertas;
- Equipe;
- Ferramentas, como a SOLARVIEW PRO, por exemplo;
- Definir metas;
- Executar, acompanhar e aperfeiçoar;
Com o funil de vendas e o funil de crescimento organizado, você vai ver suas vendas e suas receitas se multiplicarem. E você gostaria que isso acontecesse, certo?
Pois bem, comente o que você achou do blogpost e, se gostou, curta e compartilhe com quem você acredita que precisa e pode crescer mais.
Eu sou o Jean da SolarView, ajudando você do marketing ao pós-vendas e te esperando para o próximo blogpost. E se você não leu o texto anterior, onde falei sobre o funil de vendas, é só clicar nessa frase que você está lendo agora!
Abraço e até a próxima!
[…] E que tal se eu compartilhar com você o último post que soltamos? Só clicar nesse texto para ler sobre o funil de crescimento. […]