SolarView completa 11 anos de mercado, com pioneirismo em diversas soluções no setor fotovoltaico

Categorias: Notícias do Mercado SolarPor Published On: 20 de maio de 20243,3 min read910 words

Neste mês de maio de 2024, a Solarview completou 11 anos. A empresa, que foi fundada em 2013, coleciona mais de 13 soluções pioneiras, que ajudaram a revolucionar o mercado de energia solar no Brasil, levando ainda mais praticidade e segurança para os integradores e os clientes finais.

 

Sendo uma das empresas mais antigas do setor fotovoltaico no país, dentre aquelas que desenvolvem tecnologia nacional, a SolarView surgiu para impulsionar e contribuir com o desenvolvimento do mercado, criando soluções inovadoras, que ajudaram a suprir as diversas carências que existiam, principalmente aquelas referentes ao pós-venda. 

 

Jean Diniz, um dos sócios-fundadores da SolarView, afirma que toda a trajetória construída até hoje pode ser detalhada em grandes marcos que a empresa obteve, tanto do ponto de vista interno, como para o mercado, sendo referência em tecnologia, ao realizar diversos lançamentos ao longo dos últimos 11 anos.

 

Monitoramento de usinas e pós-venda

 

Observando a escassez do serviço de monitoramento das usinas solares no Brasil, e da necessidade de realização desse trabalho, a SolarView focou em criar uma solução para o acompanhamento em tempo real dos sistemas fotovoltaicos, que fosse integrado com diversos portais de inversores, uma vez que os integradores não costumam se fidelizar a uma única marca.

 

A ideia era gerar informações mais rápidas, objetivas e claras sobre as usinas. Bem como, facilitar o trabalho de pós-venda das empresas, que passaram a receber as informações dos sistemas em uma única interface, sem a necessidade de um hardware adicional.

 

Com o tempo, novas atualizações foram surgindo na parte de monitoramento, como o lançamento dos relatórios detalhados, e com a conta de luz; o lançamento de um aplicativo para facilitar o acompanhamento; e a customização da plataforma e do app; entre outros.

 

Além do monitoramento das usinas, a SolarView também investe, desde 2022, na PV Clean, uma empresa voltada para o pós-venda, que oferece serviços de manutenção e limpeza de módulos fotovoltaicos, com pontos de atendimento em diversos estados do Brasil. Ao todo, a PV Clean já contabiliza mais de 1 milhão de painéis limpos.

 

Datalogger

 

Entre as inúmeras inovações pioneiras da SolarView, também houve os lançamentos do primeiro datalogger universal do Brasil, que é compatível com todos os inversores do país, e o menor datalogger universal para energia solar do mundo.

 

Jean Diniz afirma que antes, o datalogger não vinha integrado com os inversores. Então, para conseguir viabilizar uma central de monitoramento integrada, ela precisava fazer um hardware que conversasse com o inversor e centralizasse as informações em uma única tela. 

 

“Só que vimos que a tendência de mercado era os fabricantes começarem a integrar o datalogger no inversor. E isso era uma baita ameaça do ponto de vista de negócio. Mas aí, buscamos inovar mais uma vez, realizando a integração digital”, afirma Jean. 

Segundo o co-fundador da SolarView, com o hardware de monitoramento e a integração digital, a empresa foi naturalmente caminhando para evoluções no mercado solar. 

 

Outras inovações ao longo dos 11 anos da SolarView

 

A SolarView  também foi pioneira na energia solar do Brasil em outras diversas soluções, além do datalogger e da plataforma de monitoramento. Entre elas, podemos citar:

 

  • 1º primeiro CRM multidistribuidor solar do país 
  • 1º sistema de gestão de desempenho para micro GD nacional, que chamamos de SUS (Saúde da Usina Solar)
  • 1º sistema de monitoramento universal para energia solar do México.

 

Além disso, a SolarView teve marcos de pioneirismo no lançamento do marketplace de serviços de pós-vendas; no controlador de inadimplência interbancário para energia solar; no MBA em energia solar eficiência energética, e no medidor inteligente Universal, que é conectado com todos os inversores e que se comunicam, de fato, com todos os inversores.

 

Foram 13 soluções inovadoras que a SolarView trouxe por ano, ao todo, para o mercado de energia solar brasileiro, e até do mundo. Sendo referência no desenvolvimento tecnológico para o setor, principalmente por seu pioneirismo em diversos lançamentos. 

 

Planos para o futuro 

 

Jean Diniz enxerga que, como uma empresa de tecnologia, a SolarView precisa estar em constante atualização, de modo que siga sendo a mais inovadora no mercado solar do Brasil. Sendo assim, a Inteligência Artificial, por exemplo, é algo que está sendo incorporado dentro dos produtos e serviços da empresa, com o objetivo de melhoria nas operações.

 

Ele afirma que a SolarView possui diversos planos a curto, médio e longo prazo, com lançamentos como:

 

  • O medidor inteligente Universal, que se comunica com todos os fabricantes de inversores; 
  • O medidor Grid zero, que é um controlador que permite a limitação de potência, considerando alguns problemas que estão acontecendo hoje no mercado brasileiro com as concessionárias de energia;
  • O consultor energético digital, integrado com a inteligência artificial, que irá ler o comportamento de consumo do cliente final e fazer indicações.

 

Outro objetivo para o futuro é investir ainda mais na parte acadêmica lançada pela SolarView. Ou seja, a parte de educação deve ganhar mais força, repassando todo o conhecimento prático já aprendido pelos diversos profissionais da própria empresa e do mercado solar. A ideia é fazer parte da transição profissional do integrador.

Compartilhar

Deixar um comentário