O Smart Meter Universal SolarView agora faz grid zero

Categorias: Notícias do Mercado SolarPor Published On: 21 de junho de 20242,9 min read801 words

O Smart Meter Universal da SolarView agora faz Grid Zero, em sua nova versão. Esse equipamento é um medidor de energia inteligente trifásico, que se conecta via internet, envia dados e consegue pegar em tempo real a condição em que está sendo aplicada a medição. 

O Smart Meter SolarView que você conhece, realiza um balanço energético, fazendo a relação entre a energia que está sendo gerada e consumida. E a versão Grid Zero realiza as mesmas funções do Smart Meter SolarView somada de sua principal função, que é impedir a exportação de energia.

O Medidor Grid Zero Universal, que é uma solução pioneira no mercado fotovoltaico brasileiro, funciona como um medidor, que permite ao sistema fotovoltaico o impedimento de exportação de energia para a rede elétrica da concessionária. Ele envia as informações sobre a energia consumida em tempo real e, a partir disso, é possível limitar a potência do sistema fotovoltaico, não deixando que o inversor injete energia que foi gerada para a rede elétrica.

Atualmente, o medidor grid zero universal da SolarView está integrado com as seguintes marcas de inversores: Growatt, Sungrow, Solis, Solplanet, SolaX Power e Hopewind, Chint Power. Em breve, também haverá a integração com outras marcas que também são bastante utilizadas no mercado fotovoltaico brasileiro, como a Fronius e Sofar.

Como fazer grid zero com mais de um inversor? 

A possibilidade de fazer grid zero com mais de um inversor irá depender das marcas utilizadas, pois só algumas delas permitem conectar mais de um inversor no medidor da SolarView e, assim, fazer um controle da exportação. Contudo, há outros modelos que não possuem essa permissão. 

Para aqueles que estão habilitados, é feita a conexão entre os inversores nas portas de comunicação e um dos cabeamentos vai junto no medidor da SolarView para enviar informações para esse inversor.  Neste caso, se os inversores conectados são do mesmo fabricante, um deles fará um papel de “master”, comandando os demais para fazer o controle da potência.

Portanto, existem dois cenários: no primeiro, se o inversor tiver a capacidade de controlar outros, configura-se um inversor como mestre (controlador) e os demais como submissos. No segundo, se ele não possuir essa capacidade, é necessário utilizar um controlador externo como master e configurar todos os inversores como submissos.

Todos os inversores permitem a limitação de potência? 

Essa questão também depende do fabricante e do modelo do inversor. Geralmente, esse tipo de controle está habilitado para os modelos mais novos de inversores, que já vêm com essa programação interna, permitindo esse nível de configuração para o grid zero.

Mas, em geral, todos os inversores recentes são capazes de ter a sua potência de geração controlada por um inversor mestre, utilizando a sua porta de comunicação com o RS-485. Contudo, nem todos os inversores têm a capacidade de realizar o controle e atuar como mestre (controlador). Já outros atuam como controlador, mas não são capazes de controlar os demais.

Posso usar o Medidor Grid Zero SolarView para controlar inversores de marcas diferentes? 

O Medidor Universal Grid Zero SolarView atua de forma submissa. Nesse caso, qualquer controlador (mestre) compatível é capaz de utilizá-lo. Mas controlar diferentes marcas depende da capacidade do controlador (mestre), não do medidor SolarView. Se ele tiver essa capacidade, não há problema.

Qual marca que está integrada com a SolarView? 

Como já citamos anteriormente neste artigo, o medidor grid zero universal SolarView está integrado atualmente com as seguintes marcas de inversores: Growatt, Sungrow, Solis, Solplanet, SolaX Power e Hopewind, Chint Power. Fronius e Sofar também irão entrar nesta lista, que está em expansão. 

Portanto, recomendamos utilizar essas marcas de inversores, uma vez que a integração existente com elas beneficiará ainda mais o cliente final, permitindo uma limitação na potência dos sistemas fotovoltaicos, para que a energia elétrica não seja injetada na rede da concessionária. 

Por que o medidor grid zero universal da SolarView foi desenvolvido? 

Essa solução foi desenvolvida pela SolarView com o objetivo de auxiliar as pessoas ou empresas que pretendem instalar usinas solares para gerar a própria energia, mas que estão enfrentando problemas relacionados ao comportamento de algumas concessionárias de energia elétrica do Brasil, que estão restringindo ou travando a liberação da instalação dos sistemas fotovoltaicos com a justificativa da inversão de fluxo de potência

Quer conhecer melhor o Smart Meter Universal Grid Zero SolarView? Clique no botão abaixo e converse com o nosso time!

Compartilhar

Deixar um comentário