Saiba como garantir a boa performance das usinas fotovoltaicas
Um dos maiores motivos para reclamações de clientes no mercado de energia solar, se refere a má performance que as usinas fotovoltaicas podem apresentar ao longo do tempo. Esse problema geralmente é ocasionado pela perda de eficiência em si que o sistema sofre com o passar do tempo, mas existem outros diversos fatores externos que interferem diretamente no desempenho.
Muitos desses fatores estão ligados a uma falta de cuidado com a usina, seja pela ausência de limpeza ou de manutenções. Para evitá-los, é muito importante que a sua empresa tenha um pós-venda ativo, que auxilie o cliente ao longo do tempo de vida útil da usina dele. Portanto, é preciso ter bastante atenção. Listamos alguns desses motivos abaixo, para que você possa verificar junto dos seus clientes, de modo a garantir uma boa performance das usinas fotovoltaicas.
1. Garanta que a usina esteja sempre limpa
Alguns estudos mostram que a sujeira pode reduzir em até 25% a eficiência dos módulos, pois ela causa sombreamentos, interferindo diretamente na captação de luz solar que incide sobre as células fotovoltaicas.
Normalmente, galhos, folhas, fezes de animais e própria poeira são os principais tipos de sujeira que surgem nas placas solares. Embora a chuva muitas vezes possa resolver o problema, eliminando resíduos, é preciso se atentar, pois às vezes ainda ficam alguns resquícios.
Sendo assim, a limpeza periódica da usina é essencial para evitar interferências na geração de energia, que impactam na performance do sistema. Se a usina estiver instalada em regiões semiáridas, que sofrem com alguns meses de estiagem ao longo do ano, essa necessidade é ainda maior.
Além disso, é preciso que a limpeza seja feita da maneira correta, utilizando produtos e equipamentos específicos, para evitar acidentes e a danificação dos módulos.
2. Verifique a presença de sombreamento ao redor da usina
Além da sujeira, outros diversos fatores podem gerar sombreamento nos módulos. Esse problema pode ser ocasionado por árvores ao redor (principalmente se a usina foi instalada em solo), construções próximas, e até a inclinação em que o painel foi posicionado.
O sombreamento irá afetar diretamente a geração de energia, principalmente se a causa dele for permanente, ou seja, não se tratar apenas uma sujeira que possa ser removida com a chuva ou limpeza.
É muito importante verificar, ainda durante a realização do projeto do seu cliente, todas as possibilidades de sombreamento que possam surgir e evitá-las.
3. Realize manutenções preventivas e corretivas com frequência
As manutenções são muito importantes para garantir o bom funcionamento das usinas fotovoltaicas. Elas podem se dividir em duas: as preventivas e as corretivas.
No primeiro caso, a ideia é que o seu time técnico de pós-venda possa ir até o local onde a usina do cliente está instalada para verificar o estado em que ela se encontra. Nesse caso, será observada a existência de desgastes ou possíveis falhas nos equipamentos que compõem o sistema, e também pode ser feito o reaperto das conexões elétricas e das estruturas de fixação. Ou seja, na manutenção preventiva, há uma inspeção para verificar pequenas falhas que possam gerar grandes problemas futuros no sistema.
Já no segundo, é comum que o cliente solicite o serviço de manutenção para identificar e consertar algum problema de maior proporção, que já foi percebido por ele próprio. Normalmente, é onde acontece o conserto ou substituição de componentes ou equipamentos em que houve a constatação de falhas.
4. Realize um monitoramento dos sistemas fotovoltaicos dos seus clientes
O monitoramento dos sistemas fotovoltaicos é de suma importância para garantir que eles tenham uma boa performance ao longo dos anos. É por meio desse serviço, que tanto o cliente como o integrador podem acompanhar a geração da usina, verificando possíveis alterações de um dia para o outro ou entre semanas, que levem a identificar falhas.
Além disso, um sistema de monitoramento como o da SolarView, por exemplo, envia notificações de alertas sempre que o sistema apresentar alguma alteração e gera relatórios detalhados, com todas as informações necessárias sobre o desempenho do sistema.
Essa é uma forma de entregar mais segurança para o cliente, pois torna a identificação de possíveis falhas muito mais ágil, para que elas possam ser resolvidas com maior rapidez.