SolarView lança o primeiro Medidor Grid Zero Universal do Brasil

Categorias: Notícias do Mercado SolarPor Published On: 14 de junho de 20242,6 min read689 words

A SolarView lançou mais uma inovação pioneira para o mercado de energia solar fotovoltaica: o primeiro Medidor Grid Zero Universal do Brasil. Essa solução se comunica com o inversor e possibilita a não exportação de energia para a rede elétrica da concessionária. Além de ser um medidor de energia completo, assim como o famoso Smart Meter, que permite fazer a análise de energia.

Você tem um cliente cujo projeto foi recusado por causa da Inversão de Fluxo de Potência? Com o Medidor Grid Zero Universal da SolarView, você pode resolver esse problema! Ele garante que o fluxo de energia seja exclusivamente da concessionária para a unidade consumidora, eliminando a preocupação com a inversão de fluxo. Ele foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar aqueles consumidores que desejam instalar usinas solares, mas estão enfrentando problemas relacionados ao comportamento de algumas concessionárias de energia elétrica do Brasil, que estão restringindo ou travando a liberação da instalação dos sistemas fotovoltaicos.

Como solução, esse equipamento desenvolvido e comercializado pela SolarView realiza o trabalho de enviar informações sobre a energia consumida em tempo real. E, a partir disso, é possível limitar a potência do sistema fotovoltaico, não deixando que haja injeção de energia excedente na rede elétrica da concessionária. 

O que é um Medidor Grid Zero Universal?

Esse equipamento é um medidor de energia inteligente trifásico que se conecta via internet e armazena os dados das componentes de energia elétrica em tempo real, no ponto em que é aplicado. 

Por exemplo, se for aplicado a medição de cargas de equipamentos, ele vai armazenar detalhes sobre o consumo do equipamento. Se for aplicada a geração de energia fotovoltaica, ele vai medir a quantidade de energia produzida. E se for aplicada ao Grid Zero, que é onde a concessionária entrega energia, ele vai ele vai medir um balanço energético do tanto que entra e do tanto que sai.

Normalmente, quando há um excesso de produção de energia, ela vai para a rede da concessionária. Com o Medidor Grid Zero Universal da SolarView, é possível limitar a potência para não injetar a energia na rede.

O fato do medidor ser universal, possibilita uma comunicação com diversas marcas de inversores do mercado. Ele muda a configuração automaticamente para poder se comunicar com o inversor que está instalado. 

Quais marcas de inversores o Medidor Grid Zero Universal está integrado?

Atualmente, o Medidor Grid Zero Universal da SolarView está integrado com as seguintes marcas de inversores: Growatt, Sungrow, Solis, Solplanet, SolaX Power, Hopewind e Chint Power. Em breve, também haverá a integração com outras marcas que também são bastante utilizadas no mercado fotovoltaico brasileiro, como a Fronius e Sofar.

Onde o medidor grid zero universal é instalado?

Esse equipamento trata-se de um medidor bidirecional, que é instalado em série com o relógio da concessionária, dentro do quadro geral de baixa tensão (QGBT). Além disso, ele se conecta à porta de comunicação do inversor por meio de um cabo de comunicação.

Principais vantagens do equipamento

Além de evitar problemas com as concessionárias de energia elétrica, o fato do medidor grid zero universal se integrar com diversas marcas de inversores do mercado, traz para o integrador o benefício de não precisar trabalhar com várias marcas diferentes de medidores. Desse modo, ao utilizar o equipamento da SolarView, ele precisará apenas fazer a configuração sobre qual inversor está usando.

Outro benefício é a conexão com o Wi-Fi, que permite visualizar os dados em tempo real na plataforma, integrada a todas as outras usinas já instaladas. O medidor grid zero da SolarView também foi desenvolvido para ser uma solução mais viável, sendo de baixo custo para o mercado. 

Para saber mais informações sobre o medidor grid zero universal da SolarView, acesse a página de vendas do equipamento, clicando no botão abaixo.

Compartilhar

Deixar um comentário