Skip to main content
< Todos os Arttigos
Imprimir

COMO CONECTAR O MEDIDOR GRID ZERO SOLARVIEW NO INVERSOR SOLIS – TRIFASICO (25K-5G / 30K-5G / 33K-5G / 36K-5G / 40K-5G / 40K-HV-5G / 50K-HV-5G / 15K-LV-5G / 20K-LV-5G / 23K-LV-5G)?

OBS: Para dar continuidade neste artigo, o medidor precisa ter sido instalado fisicamente primeiro. Caso não tenha realizado esse processo, selecione o link de acordo:

Como instalar e configurar o medidor Grid Zero no inversor (sem controlador)?

Como instalar e configurar o medidor Grid Zero NO CONTROLADOR dos inversores?

(Atenção: Certifique-se de que o equipamento está desligado antes de alterar qualquer conexão)

1- A comunicação entre o inversor e o medidor se dá através da porta Meter. O conector não vem junto do inversor. Caso tenha o conector pré-montado disponibilizado pela Solis, cabo amarelo corresponde ao RS485_A, e o cabo azul corresponde ao RS485_B. 

2- Realize a conexão do medidor ao Inversor.

OBS: Para garantir o correto funcionamento dos equipamentos Solís, deve ser utilizado o cabo para automação RS-485 de duas vias trançado.

Especificações Técnicas do cabo no final do artigo.

2.1 Conecte o fio azul e branco no borne RS485A do medidor e conecte esse fio no borne Meter RS485-A do inversor.

2.1 Conecte o fio azul escuro no borne RS485B do medidor e conecte esse fio no borne Meter RS485-B do inversor.

3- Finalize a instalação dos cabos de comunicação entre o inversor e o medidor.

Não corte ou estenda o cabo dos Tcs, violação do cabo está sujeita à perda da garantia!

Abaixo, uma ilustração de alguns exemplos de instalação dos Tcs e TPs. Identifique a sua
topologia e instale de acordo
.

COMO CONFIGURAR O INVERSOR SOLIS – TRIFÁSICO PARA A LIMITAR POTÊNCIA USANDO O MEDIDOR GRID ZERO SOLARVIEW

(Obs.: A senha padrão desse modelo de inversor é “0010”. Aperte “Down” para alterar o campo e “Up” para alterar o valor.)

1- Pressione e segure as teclas “ESC” e “ENTER” ao mesmo tempo para desbloquear o seu display.

2- Pressione a tecla “Down” até encontrar a opção “Settings/Configurações” e acesse a opção “Set Address”. Deixe esse valor como “01”.

3- Pressione a tecla “Esc” até voltar ao menu principal, depois “Down” até encontrar a opção “Advanced Settings/Configurações avançadas” e acesse ela.

4- Após isso, selecione a opção “Internal EPM Set” e em sequência selecione a opção “Mode Select”, dentro dessa opção selecione “Meter in Grid”, selecione e salve a opção.

5- Neste menu, selecione a opção “Meter in Grid”. Após isso, volte ao menu anterior e entre no menu “Backflow Power”. Neste menu, conseguirá configurar o quanto deseja exportar, caso não queira exportar nada, ou seja, configurar o Grid Zero propriamente dito, configure como 0100W.

6- Salve e finalize a configuração.

COMO CONFIGURAR O MEDIDOR GRID ZERO SOLARVIEW PARA COMUNICAR COM O INVERSOR SOLIS TRIFÁSICO

1- Em seu smartphone, faça o download e instale o aplicativo “SolarView”, clicando no link abaixo. Se já tiver baixado o aplicativo, atualize para a última versão.

https://go.solarview.com.br/cfg/gzsv

2- Clique aqui para ver todas as configurações que devem ser feitas e como criar uma unidade consumidora no APP SolarView.

3- Se já realizou a configuração completa, realize apenas a configuração de Equipamento Mestre na aba “Outras Ações”.

4- Na tela de “Configuração de Equipamento Mestre” será necessário selecionar a “Fabricante”, “Família”, “Modelo” e “Endereço”, seguindo a tabela abaixo:

FabricanteSolis
FamíliaInversor Trifásico
ModeloTodos
Endereço1

5- Realize o teste de comunicação do medidor. O medidor estará comunicando se mostrar o status “Com Comunicação” e o status do led estará “Ciano”.

5.1) Caso o medidor não apresente comunicação verifique o cabeamento do medidor

5.2) Se não houver comunicação, habilite o controle de exportação do controlador e realize o teste de comunicação novamente.

5.3) Verifique se a instalação física do medidor foi corretamente concluída pelo guia Como instalar e configurar o medidor Grid Zero.

*****************************************************************************

Especificação Técnica do cabo RS485

  • Tipo: Cabo Automação 1PR 17~22 AWG BF+T
  • Condutores: 2 vias (par trançado)
  • Isolação: Dupla blindagem
  • Blindagem em fita de alumínio (bainha de fita)
  • Fio de dreno (terra)
  • Capa externa em PVC
  • Seção transversal: 0,5 mm² ~ 1,0 mm² (17~22 AWG)
  • Impedância característica: 120 ohms
  • Nomenclatura técnica: 1Px 0,5 mm² ~ 1,0 mm² / 17~22 AWG 120 ohms

****************************************************************************

Qualquer dúvida, entre em contato com nosso time de atendimento de segunda à sexta das 9h às 17h no canal:
https://wa.me/553134433225

E lembre de conferir as novidades na loja.solarview.com.br
Ou com nosso time comercial =D
https://wa.me/31983708233

Abraço
Time SolarView

Sumário