Como posso ajudar?
< Todos os Arttigos
Imprimir

O que ocorre quando minha unidade ficar sem o monitoramento por um período de tempo ?

O datalogger é o equipamento responsável pelo monitoramento de dados, ele realiza a coleta de dados a cada 5 minutos e passa essas informações para o portal de monitoramento.

Quando ocorrer dele ficar desconectado da rede de wi-fi o mesmo faz o registro durante esse período, conforme indicado nesse link.

Porém se o datalogger estiver desligado ou sem comunicação, não é possível fazer a coleta de dados e armazena-las. Para que tenha essas informações mesmo sem o registro do datalogger o portal faz um calculo para as informações mais próximas do valor real durante o período sem o equipamento, que é feito como descrito abaixo.

Atenção: O datalogger não coleta dados retroativos, ou seja, é feito esse registro das informações durante o intervalo de 5 em 5 minutos.

Por exemplo, em uma unidade X, não houve coleta de dados do o dia 08/01/2021 até 31/03/2021

Porém observamos que, na pagina inicial, vamos ter dados durante todo esse período, como um valor igual de para todos os dias do período sem o equipamento;

Isso ocorre devido a um calculo feito pelo portal através da informação de energia registrada do inversor, onde ela é acumulativa, então do ultimo registro feito (08/01/2021) até o primeiro novo registro (31/03/2021) o portal identifica diferença desses valores. Assim esse valor encontrado corresponde a energia gerada pelo inversor quando estava sem o datalogger.

Ao passar pelos dados conseguimos identificar o ultimo registro e o novo registro. Com isso temos o seguinte calculo:

  • Energia gerada= Ultimo registro  – Novo registro

Exemplo:

Energia gerada= 23.226,00kWh – 16.916,17kWh 

Energia gerada=6.309,83 | Período sem dados: 80 dias;

  • Média = Energia gerada/período

Média=6.309,83/80

Média=78,8Kwh

Assim o valor registrado durante o período sem o datalogger, corresponde a media da energia gerada pelo inversor no intervalo que ficou sem o monitoramento. Desta forma o portal retorna com um valor igual para todos os dias tentando se aproximar ao máximo do valor real da produção desse período.

Esperamos ter contribuído para o seu conhecimento e melhor utilização da plataforma! Caso ainda tenha dúvidas, nossa equipe do Sucesso do Cliente Solar View estará disponível no link:  https://api.whatsapp.com/send/?phone=553186567464&text&type=phone_number&app_absent=0

Sumário